domingo, 3 de abril de 2011

Alice em Sacrificio



"La mano que acaricia es la misma que apedrea". (Augusto dos Anjos).


Concepto.: Alice em Sacrificio.
“Deus está morto”, e o performer fica à vontade: pode matar a(s) galinha(s), ou a si mesmo. A Ave Maria canta a sua compaixão e as trombetas soa o que vem adiante... inútil: na terra, ninguém dá para não receber, e o diabo sempre esteve já no couro, escondido por detrás da liturgia diária. A Ave Maria canta a sua compaixão... mas, na terra, toda pena é punhal e todo cuidado é prisão. A Ave Maria insiste em cantar sua compaixão... para Alice ceifar o pescoço do próximo como se lhe desse mais um punhado de milho. Ou se fizesse um rito.As horas passam. As trombetas soam e a Ave Maria continua a cantar. Alice, que era tão “boa”, “pura”, como se nada mais tivesse pra fazer, revela uma lâmina e decapita a galinha, ou a si, com a mesma tranqüilidade que sempre tivera — em paz consigo e com o outro, como num ritual. Parece, de tão sereno, ser aquilo mais um de seus carinhos. Mas é o horror, o grito, a desmedida, o diabo que alguns, os racionalistas, preferem nomear loucura, insensatez, desrazão, pois a razão para eles é sempre um bem geral. E a platéia agora é, o outro pólo: tem raiva de Alice, de sua crueza gratuita, de sua frieza sanguinolenta.
Alice, agora volta a ser o que era e sempre foi. Meiga. Inofenciva. É mais uma vez livre. ...Toda esperança de altruísmo puro, mundano, acaba assim: igualmente morto, falido. Porque o homem ferve; embaixo de todas as morais, guarda os desejos mais absurdos como uma bomba segura em sua mão. As maiores atrocidades da História foram feitas por uma “boa causa”, com “justiça” e dispondo de toda razão. Para servir a Deus, inquisição; para higienizar toda a espécie, holocaustro; para a sonhada felicidade coletiva, paredão. A câmara de gás nao foi inventada não por uma louca da Praça Maciel Pinheiro (Recife), mas por um engenheiro inteligentíssimo. Os melhores instrumentos de tortura, as armas mais potentes, os vírus mais devastadores são filhos não do Dada, mas de nobres cicerones da razão e da técnica. E agora?Precisa Alice mesma se condena, ao apontar o desejo do outro, posto que Deus também já não há. O ser humano castiga Alice (inquisidores). Alice se castiga, é auto-inquisição: ateia-se fogo. E celebra mais uma vez, com uma dança nao linear, fechando enfim um ciclo (quiçá o do “eterno retorno” da vida): da pureza ao pecado e do pecado à purificação.



Texto Biagio Pecorelli
 



























Alice en Sacrificío, ha sido realizada en Recife, Pernambuco - BR, durante el mes de abril de 2009 para la grabación del documental sobre arte Contempanea. Fotografias de: Rose Kelly Lima.
.:Una invitación a la censura."Hola Ângelo, veo tal vez 3 incovenientes: uno es que tengo cerrada la programación ya que terminó el día 21 de diciembre la inscripción; hay muchos trabajos por suerte aunque 
lamenteblemente ninguno de Brasil. Eso quiere decir que quizá no podría ponerte en un buen horario ni tampoco darte alojamiento. Por otro lado, creo entender que hay un sacrificio real de una animal: eso no podría suceder en algo que yo organice, soy defensora de los derechos de los animales y ni siquiera en video lo permitiría. Si no es así, el 3º factor es que el máximo de duración es de 15', debido justamente a la cantidad de performances. Por eso he pedido con anticipación las descripciones y datos, para poder devolver por e-mail cuando había este tipo de inconvenientes y que quedara tiempo para subsanar. Estoy segura que en el próximo evento el otro año podras venir, archivo tu dirección de e-mail para escribirte. Un saludo y gracias, buen año*"

Respuesta de la organización del Encuentro de Danza y Performance de La Plata. 31/12/2007.
(Ale Cosin, coordinadora del 2 encuentro de Danza Performance 2008)

No hay comentarios:

.